Publicidade ANUNCIE AQUI
Geral

Pelotas Parque Tecnológico ganha Ponto de Leitura gratuito da Câmara Pelotense do Livro

O espaço oferece livros de diversos gêneros literários para visitantes, alunos e colaboradores do parque

O Pelotas Parque Tecnológico inaugurou nesta quarta-feira (31) uma novidade que vai agradar os amantes da leitura: o espaço agora é um dos 12 Pontos de Leitura da Câmara Pelotense do Livro, que disponibiliza gratuitamente livros de diversos gêneros literários para quem visita, estuda ou trabalha no local. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as entidades, com o apoio da Co.Place Coworking, e tem como objetivo incentivar a leitura e promover eventos culturais relacionados à literatura ao longo do ano de 2023.

A cerimônia de inauguração do ponto contou com a presença da Presidente da Câmara Pelotense do Livro, Elisabete Beltrame Lovatel, da Executiva da Feira do Livro de Pelotas, Theia Bender, da Diretora Executiva do PPT, Rosâni Ribeiro, dos sócio-proprietários da Co.Place, Leandro Gausmann e Marcia Amaral Campello, do patrono da 48ª Feira do Livro, Jorge Braga, e da coordenadora do Grupo Mulheres Empreendedoras, Silvia Leão.

“Estamos muito felizes com o interesse do parque tecnológico em se juntar a nós. Acreditamos que quanto mais fácil for o acesso aos livros e quanto mais as pessoas puderem criar seus próprios núcleos de leitura perto do trabalho e dos amigos, mais isso estimula o hábito da leitura. O Ponto de Leitura é um momento coletivo e prazeroso, e esse é o objetivo dessa iniciativa”, destacou Elisabete.

Para Theia Bender, os Pontos de Leitura são espaços que despertam o interesse pelos livros e que ajudam diversas pessoas a descobrir novas histórias e gostos pela literatura. “Em cada lugar que instalamos um ponto como esse, percebemos a curiosidade e o interesse das pessoas em saber do que se trata. Isso tem contribuído muito para divulgar a importância da leitura e o que ela representa para cada um de nós”, salientou ela.

Ponto-de-Leitura-gratuito-da-Câmara-Pelotense-do-Livro-(1)
Foto: Divulgação

A inauguração também teve a participação do Grupo Mulheres Empreendedoras, que oferece cursos e especializações para mais de 400 mulheres da região. As participantes foram convidadas pela Co.Place para celebrar a cerimônia.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque foi criado oficialmente em 2016 e é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, com caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Além disso, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo