Publicidade ANUNCIE AQUI
Rio Grande do Sul

Chuva forte e frio chegam com força no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul enfrenta um final de outono com chuvas fortes e temperaturas baixas, que causaram transtornos e mudanças bruscas no tempo. O motivo foi o avanço de uma frente fria, seguida de uma massa de ar polar intensa, que se deslocou da Argentina até o Uruguai, e depois entrou no estado brasileiro.

A chuva começou na noite do dia 9 de junho, com pancadas em todo o território gaúcho. No dia 10, a frente fria passou pelo sul do país e trouxe mais instabilidade, com temporais e rajadas de vento de 50 a 70 km por hora. Em Porto Alegre, a chuva chegou à tarde e se intensificou no domingo (11), quando houve ocorreram alagamentos . Algumas ruas ficaram intransitáveis e houve queda de árvores e postes.

Segundo o Climatempo, a temperatura ficou invertida em todo o estado, com as mínimas registradas à noite. Em algumas cidades, como Bagé e Caçapava, houve geada no domingo (11), com termômetros marcando 2°C. Em Pelotas, a mínima foi de 4°C, em Erechim, de 6°C e em Porto Alegre, de 10°C. Essas temperaturas são muito baixas para a época do ano, que normalmente tem médias entre 15°C e 20°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuva intensa e queda de temperatura no estado, com orientações da Defesa Civil para evitar transtornos. Entre as recomendações estão: não se abrigar debaixo de árvores ou estruturas metálicas durante tempestades; evitar trafegar em áreas alagadas ou próximas a rios; usar roupas adequadas para se proteger do frio; e manter-se informado sobre as condições meteorológicas.

No sábado, 17/06 tempo melhorou, voltou o sol entre nuvens e temperaturas mais amenas. No entanto, ainda há possibilidade de chuvas isoladas no leste do estado. A tendência é que o inverno seja mais rigoroso do que o normal neste ano, com mais episódios de frio intenso e geadas.

Botão Voltar ao topo