Publicidade ANUNCIE AQUI
Geral

Guarda Municipal de Canoas ganha porte de arma e acesso a sistema integrado de segurança

Acordo com a Polícia Federal e renovação de termo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado fortalecem as ações da GM no município

A Prefeitura de Canoas firmou, na última quarta-feira (5), um Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal que concede autorização de porte de arma de fogo para os integrantes da Guarda Municipal (GM). A iniciativa visa ampliar a segurança dos canoenses e dar mais condições de trabalho aos agentes da GM.

Porte de arma válido por dez anos

O acordo ficará sob a responsabilidade do diretor da GM, Elizandro Silva, e da Corregedoria do órgão, que deverão cumprir e fiscalizar as diversas cláusulas estabelecidas no convênio. Entre elas, estão o treinamento continuado e os exames psicológicos periódicos dos guardas municipais, requisitos para a manutenção do porte de arma, que terá validade de dez anos.

Acesso a sistema integrado de segurança

Além do acordo com a Polícia Federal, a Prefeitura de Canoas também renovou, no mês de junho, o Termo de Cooperação Técnica para acesso ao sistema de Consultas Integradas junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Esse sistema permite consultar, numa mesma interface, informações de segurança pública, do Departamento de Trânsito e da Justiça, armazenadas em diferentes ambientes de tecnologia de informação. Com isso, a GM pode acessar dados da base civil e criminal do Estado, uma ferramenta indispensável para o trabalho operacional.

Mais segurança para o cidadão canoense

Para Silva, a renovação dos convênios garante maior segurança para o cidadão canoense. “A Guarda Municipal comemora a disponibilidade destas duas ferramentas de suma importância, principalmente para subsidiar a atuação dos seus agentes na linha de frente e que atuam coibindo crimes e realizando o patrulhamento preventivo em todo o município”, afirma o diretor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo